domingo, 13 de novembro de 2011

122 ANOS DE REPÚBLICA

No próximo dia 15 de Novembro, o Brasil completa 122 anos da Proclamação de sua República. Para muitos, infelizmente esta data não passa de mais um feriado, um dia para se descansar.

Para os Maçons, entretanto, esta é uma data de grande importância, especialmente para nós do Grande 0riente do Brasil. A Campanha Republicana, que pretendia evitar um terceiro reinado no Brasil e colocar o país na mesma situação das demais nações centro e sul-americanas, também contou com intenso trabalho maçônico de divulgação dos ideais da República, nas Lojas e nos Clubes Republicanos, espalhados por todo o Brasil. Na hora final da campanha, quando a república foi implantada, ali estava um Maçom a liderar as tropas do exército com seu prestígio:Marechal Deodoro da Fonseca, que viria a ser Grão-Mestre do Grande 0riente do Brasil.

Durante os primeiros quarenta anos da República - período denominado " República Velha " - foi notória a participação do Grande 0riente do Brasil na evolução política nacional, através de vários presidentes maçons. Além de Deodoro, destacam-se: Marechal Floriano Peixoto, Campos Salles, Marechal Hermes da Fonseca, Nilo Peçanha, Wenceslau Brás, Washington Luís...

Lamentavelmente, temos assistido nos dias atuais, noticiários que nos dão conta de atitudes tomadas por homens públicos em nosso país, que só nos fazem sentir vergonha e repulsa. Mas sentir-se enjoado por si só não basta. Isso não modifica o triste quadro. Não é esta a filosofia de nossa Sublime 0rdem, ou seja, um Maçom não deve se calar ante as injustiças e falcatruas. Ao contrário, o verdadeiro Maçon deve estar sempre na vanguarda daqueles que lutam pela busca da verdade, na luta contra as mazelas que nos assolam, levantando templos à virtude. É fato que nossa República Federaativa do Brasil hoje é dirigida por políticos que nos envergonham e que, com suas ações nefastas, não permitem que cheguemos ao patamar de uma nação desenvolvida. Somos hoje, a sexta ou sétima economia mundial, e poderíamos galgar outras posições, não fosse a grande praga da corrupção, que por sua vez gera tantas outras pragas como má-distribuição de renda, que por sua vez leva à violência, etc... Apesar dos números expressivos na economia, nosso IDH e nossos índices em educação são vergonhosos.

Fica a pergunta: o que pode ser feito?

Acredito que mais importante do que pensar no que fazer, o momento exige o fazer em si. Poderíamos começar extirpando dos postos-chaves dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário ) aqueles que ali estão por tantas e quantas razões não sabemos, exceto para fazer o bem. Assistimos nos últimos tempos a derrubada do poder de verdaeiros facínoras no mundo islâmico, em países como Egito, Líbia. Se nestes territórios, onde sempre imperou a falta de democracia, o povo conseguiu seu intento, o que dizer de nós, que hoje somos um nação livre, onde podemos exercer nosso livre-pensamento? As mídias sociais modernas foram ferramentas utilizadas no mundo árabe com sucesso. Façamos o mesmo!

Este simples desabafo de um brasileiro livre e de bons costumes aqui postado, não tem a pretensão de servir de bandeira solo nesta imensa batalha. Mas quem sabe outros IIr.: resolvam fazer o mesmo, e bem sei que muitos o estão fazendo. Aproveitemos tão simbólico momento ( 15 de Novembro ). Façamos circular em nosso meio, tais manifestações. Sei que estão circulando entre nós - nos grupos de estudos maçônicos - listas de parlamentares fichas-sujas. Trata-se de um belo exemplo. Façamos com que estas listas cheguem a outros setores da sociedade. Só assim, poderemos realmente sentir prazer em comemorar o aniversário da Proclamação da nossa querida REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Texto de autoria do:


Ir.'. Édson Honório de Souza

ARLS UNIÃO HUMANITÁRIA CENTRAL 0228
0R.'. ESTRELA DO SUL (MG)
GOB/REAA

Nenhum comentário: